Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
Água de coco - Uso Medicinal
 
 
 
A água de coco é usada como diurético. Por seu alto conteúdo em sais minerais, é usada nos casos de diarréia e cólera. Por ser estéril, pode ser usada em caso de emergência para hidratação parenteral (na veia). Experiência nesses sentido foi feita em Bangok, Tailândia.
A água de coco com farinha de arroz, feito cataplasma, é usada na China, em feridas gangrenosas e cabeça de prego (furúnculo).

Em Curaçao, o leite de coco feito na hora e a carne do coco maduro, são usados para matar vermes. O leite de coco é usado, também externamente, para tratar mastites (inflamação das mamas) e erisipelas (vermelhão).
O óleo de coco é usado, com sal, para gripes e garganta inflamada, é também um bom meio para fazer massagem.
A raiz do coqueiro, considerada adstringente, é utilizada para baixar a febre, para diarréias e desinterias; em casos de aumento do fluxo menstrual e em gargarejo para aliviar a dor de dente.
O cabelo de coco, depois de fervido, é efetivo contra diarréias e sapinhos.
No Sri Lanca, as raízes são torradas feito pó e usadas como pasta de dente. Também são utilizadas como desinfetante para feridas e para gargarejar nos problemas de boca e garganta.
Existe alguma coisa que tenha mais a cara do verão do que água de coco verde? Se houver, só se for no verão de Shangrilá, na China, porque no Brasil esse isotônico natural, refrescante e cheio de sais minerais, é o símbolo por excelência da estação mais quente do ano.
É muito melhor tomar água de coco do que refrigerantes. O coco, fruto amplamente cultivado no Brasil devido ao clima tropical, é rico em proteínas, gorduras, calorias, carboidratos, vitaminas (A, B1, B2, B5 e C), e ainda em sais minerais, principalmente potássio e magnésio. Por isso é considerado um alimento muito saudável, nutritivo e saboroso.
A água pode ser consumida sem restrições por crianças e adultos e, segundo a moderna medicina, ajuda em casos de desidratação, diarréia e hipertensão. Sem falar que é ótima para a hidratação da pele.

- A água de coco não tem contra-indicações para pessoas saudáveis. Ela hidrata o corpo e fornece apenas 19 calorias por 100 mililitros.

- É rica em sais minerais, principalmente sódio e potássio, e pode até substituir os isotônicos após os exercícios.

- Alguns estudiosos afirmam que a água de coco pode ser levemente calmante, oxidante, mineralizante, diurética, antifebril, antiinflamatória, antiartrítica, anti-helmíntica (combate os vermes intestinais), anti-risêmica (combate as rugas) e estimulante do apetite.

- Para a beleza da pele, indica-se tomar a água de coco regularmente e adotar um regime alimentar natural e saudável.